A TV CRA-RJ acompanhou com exclusividade o encontro de Administradores, empresários e autoridades com os palestrantes John e Doris Naisbitt para um meeting de negócios, durante o segundo dia do XIII Fórum Internacional de Administração e do IX Congresso Mundial de Administração.
John Naisbitt contou que os estudos da China, desenvolvidos por ele e Doris, são motivados por questões pessoais, já que admiram o país, mas o principalmente é o fato de o país ser uma potência emergente, que tem obtido destaque considerável no cenário mundial.
Ele argumentou que não concorda com tudo que o Governo chinês realiza, entre outras questões, mas que é impossível estudar as novas tendências econômicas sem considerar e se envolver com suas atividades sociais fora do mercado.
Doris Naisbitt defendeu que o mais importante atualmente é possível ver a mudança que está ocorrendo, em que o mundo se torna mais equilibrado com o enfraquecimento dos países dominantes do Ocidente e o fortalecimento de novas nações capazes de exercer papéis decisivos no mundo contemporâneo.
John Naisbitt corroborou com a citação de Doris ao destacar que apenas os Estados Unidos da América, a Europa e a Nova Zelândia dominam todos os mercados atuais, ou seja, 20% da população domina o mundo. Segundo o palestrante, grandes empresas são criadas para atuar em todo o planeta em prol dessa minoria, mas tudo está se desestabilizando por conta das aberturas comerciais que estavam bloqueadas pela hegemonia ocidental.
“Esse é o momento de todos os países emergentes, inclusive o Brasil, tirar vantagens dessas transformações, fazer alianças entre si e crescer com o resto mundo”, defendeu John Naisbitt.
Os interessados em conhecer a visão sobre novas tendências econômicas, exposta por John e Doris Naisbitt, podem conferir o meeting na íntegra no site da TV CRA-RJ, clique aqui.